Auxílio Acidente 2020: Valor, Como Solicitar? AQUI

O auxílio acidente 2020 é um dos benefícios de quem é segurado do INSS. Um pouco diferente do auxílio doença, ele é concedido àqueles que tiveram sua capacidade de trabalho reduzida após acidente. Porém, o auxílio acidente 2020 só pode ser dado ao segurado após ele passar por perícia.

Auxílio acidente 2020
Auxílio acidente 2020

Neste artigo você vai entender as diferenças entre auxílio acidente e auxílio doença, qual o valor a receber e como você pode solicitar. Acompanhe!

Diferença entre auxílio acidente e auxílio doença

Apesar de ambos terem relação com problemas de saúde que podem incapacitar de laborar, existe uma diferença entre os dois auxílios concedidos pelo INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social). Vejamos o que significa cada um desses benefícios:

Auxílio doença

O benefício do auxílio doença é concedido aos funcionários que, por motivo de doença grave ou acidente de trabalho, tiveram que se ausentar do serviço por mais de 15 (quinze) dias consecutivos.

Para ter direito, no entanto, é necessário uma carência de 12 meses como contribuinte do INSS. Outro ponto importante é que o funcionário só recebe esse auxílio enquanto não puder voltar ao trabalho. Assim que restabelecer a saúde, o benefício é suspenso.

Auxílio Acidente

Auxílio acidente

É o benefício de natureza indenizatória concedido àqueles funcionários que, por causa de um acidente ou doença, sofreram alguma sequela que reduza sua capacidade laboral.

✓ Confira a nova tabela INSS 2020

Diferente do auxílio doença, não é necessário ter carência para garantir o direito ao benefício do auxílio acidente, visto que se trata de uma indenização.

Em ambos os casos, o segurado precisa ser avaliado pela perícia médica do órgão federal antes de receber o benefício.


Por quanto tempo o auxílio acidente é concedido?

Como se trata de um benefício de natureza indenizatória, o tempo de recebimento do auxílio acidente 2020 é permanente. Ou seja, se após o retorno do funcionário ao exercício do trabalho ficar constatado a redução de sua incapacidade de laborar, então o segurado fará jus a concessão do benefício.

Dessa forma, o auxílio acidente 2020 não substitui o salário do trabalhador, sendo pago a um valor inferior ao salário mínimo mesmo enquanto trabalha.

✓ Veja as novas regras do INSS Trabalhador Doméstico 2020

Caso o acidente ou doença grave resulte em incapacidade total ao trabalho, o segurado passa a receber o auxílio doença, em valor superior ao salário mínimo vigente.

É importante destacar que o governo estuda um projeto em que o INSS tenha exclusividade apenas sobre aposentadorias e parte das pensões. Isso significa abrir o mercado de auxílio doença e acidente para o setor privado, segundo notícia no Globo.


Valor do auxílio acidente 2020

A renda mensal inicial do auxílio acidente 2020 deverá ser, como mencionado neste artigo, inferior ao salário mínimo, o que corresponde a 50% do salário de benefício do segurado.

✓ Confira as vantagens do Aplicativo Meu INSS 2020

O salário de benefício (para segurados filiados após 29-11-1999) é a média aritmética dos maiores salários de contribuição – equivalente a 80% do período contributivo – multiplicado pelo fator previdenciário.

Já para aqueles filiados até 28/11/1999, o cálculo da média considera apenas os salários de contribuição lançados após julho de 1994.

Sendo assim, se o segurado recebe salário de R$ 1039,00, o valor de Renda Mensal Inicial (RMI) será de R$ 519,00 (50% sobre o salário).


Como solicitar o auxílio acidente 2020?

O auxílio acidente 2020 pode ser solicitado pelo portal do Meu INSS. O agendamento da perícia feito pela internet consiste no preenchimento de um formulário, onde o contribuinte informa seus dados pessoais e de trabalho.

A seguir, um passo a passo para solicitar o auxílio acidente no Meu INSS:

  • acesse o portal Meu INSS;
  • faça login no sistema;

  • escolha “Agendamentos/Requerimentos”;
  • clique em “novo Requerimento” e “Avançar”;
  • digite palavra “acidente” para encontrar na lista;
  • selecione o serviço desejado.

Após o agendamento, basta acompanhar o andamento pelo portal. Assim que a perícia for marcada, o segurado vai precisar levar seus documentos, inclusive aqueles que comprovem o estado de saúde e a incapacidade de quem requereu.

Entre esses documentos, incluem o laudo médico e um formulário preenchido pelo empregador, onde ele informa o último dia de trabalho do funcionário.

Caso haja alguma informação adicional sobre o auxílio acidente 2020 este artigo será atualizado. Portanto, não deixe de conferir as novidades do site.

Avalie este artigo

Avaliação média: 5
Total de Votos: 6

Auxílio Acidente 2020: Valor, Como Solicitar? AQUI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *