Auxilio Doença INSS 2020: Como da entrada?

O auxílio doença INSS 2020 é um benefício que ajuda milhares de pessoas no Brasil anualmente, porém muitas pessoas ainda têm dúvidas de como dar entrada no benefício. Se você quer saber como dar entrada no seu auxílio doença INSS 2020, continue lendo este post e saiba como!

Auxilio Doença INSS 2020
Auxilio Doença INSS 2020

 

O que é o auxílio doença INSS 2020?

auxílio doença INSS 2020, é um benefício concedido a trabalhadores que estão temporariamente indispostos para voltar ao trabalho, seja por uma doença ou por ocorrência de um acidente.

➤  Confira mais sobre o INSS nos links abaixo:

Lembrando que o valor do pagamento do benefício pode variar de pessoa para pessoa, pois o valor é calculado de acordo com o nível de contribuição que essa pessoa já fez ao INSS.

Esse benefício é concedido e pago ao trabalhador pelo Instituto Nacional do Seguro Social ou como é mais conhecido INSS.

Para poder receber o benefício do auxílio doença INSS 2020, é preciso comprovar que o trabalhador não pode retornar ao trabalho por motivos de saúde, esta comprovação é feita a partir de uma perícia médica oficial do órgão.


Requisitos para solicitar o Auxílio Doença INSS 2020

Antes de sequer solicitar o seu auxílio doença INSS 2020, o trabalhador em falta de condições para o trabalho de ficar atento a algumas demandas exigidas pelo órgão responsável pela liberação do benefício.

Esses requisitos são de extrema importância, pois aqueles que não se enquadrarem nos critérios que lhes serão mostrados, infelizmente não poderá solicitar o benefício.

  • Deve cumprir carência de 12 contribuições mensais. A perícia médica do INSS avaliará doenças profissionais, acidentes de trabalho e acidentes de qualquer natureza ou causa;
  • O trabalhador deve possuir qualidade de segurado (caso tenha perdido, deverá cumprir metade da carência de 12 meses);
  • Comprovar, em perícia médica, doença/acidente que o torne temporariamente incapaz para o seu trabalho;
  • O trabalhador deve ter sido afastado do seu trabalho há pelo menos 15 dias corridos ou intercalados dentro do prazo de 60 dias se pela mesma doença.


Como dar entrada no Auxílio Doença INSS 2020

Para dar entrada no auxílio doença INSS 2020, o trabalhador pode fazer tudo online, ou seja, pela internet, sem ter que sair de casa.

➤  Veja mais sobre os benefícios do INSS a seguir:

Veja a baixo como dar entrada no benefício do auxílio doença INSS 2020:

  • Digite o código da imagem e clique em prosseguir;
  • Selecione o estado, município e data de agendamento;

  • Preencha seus dados pessoais e confirme;
  • Aguarde a confirmação.

Após isso, você estará no banco de dados do INSS como solicitante do auxílio doença INSS 2020.

ATENÇÃO: Durante os primeiros 15 dias de afastamento do trabalhador de seu posto de trabalho, seja por doença ou acidente, a empresa ainda terá a responsabilidade de arcar com as despesas do funcionário.

Após o INSS liberar o pagamento do benefício, a empresa fica isenta de qualquer pagamento ou seu funcionário, passando toda a responsabilidade ao INSS.


Quanto tempo dura o Auxílio Doença INSS 2020?

Primeiramente, deve-se deixar claro que não existe tempo limite de recebimento do auxílio doença INSS 2020, o assegurado pode continuar a receber o dinheiro desse benefício até a data de seu falecimento se não conseguir jamais se recuperar.

Porém, para casos mais graves onde o trabalhador não poderá jamais retornar ao trabalho por doença ou acidente, ele pode parar de receber o benefício de auxilio doença e dar entrada na aposentadoria por invalidez.


Qual o valor o Auxílio Doença INSS 2020?

O valor a ser recebido pelo assegurado deste benefício, é de pelo menos o piso salarial vigente no Brasil. Assim sendo, caso o salário mínimo 2020 seja de R$ 1000, reais, o valor total do benefício do auxílio doença INSS 2020, será o mesmo.

Também podendo sofrer alguma alteração no valor de acordo com a tabela do INSS 2020, que será lançada em breve pelo órgão.


Contato INSS

Para obter mais informações sobre o auxílio benefício INSS 2020, ou falar diretamente com uma das atendentes do INSS, você pode ligar para o número abaixo:

Telefone: 135

Avalie este artigo

Avaliação média: 5
Total de Votos: 10

Auxilio Doença INSS 2020: Como da entrada?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *