Auxílio Reclusão 2020: Quem Tem Direito? Como Solicitar?

O auxílio reclusão 2020 é um benefício pago aos dependentes do segurado que se encontra preso. Mesmo sendo um benefício bem controverso no momento, entender sobre como ele funciona é a melhor maneira para emitir um posicionamento. Portanto, para entender melhor como funciona o auxílio reclusão 2020,  continue lendo o artigo a seguir e saiba como é possível solicitar.

Auxílio Reclusão 2020
Auxílio Reclusão 2020

Auxílio Reclusão 2020

Muito se fala sobre quem tem direito a receber o auxílio reclusão 2020, isso porque muito se confunde sobre quem é o real beneficiário do valor financeiro, dando algumas vezes a entender que o prese será o beneficiário, o que não ocorre.

O benefício na verdade é pago aos dependentes daquele que é segurado, ou seja, se um pai, contribuinte, se encontrar preso, os filhos ou esposa que terão direito a receber o benefício.

Esse benefício foi criado com o intuito e não deixar que a família fique desamparada.

regras do Auxílio Reclusão 2020
Auxílio Reclusão 2020

Quem tem Direito ao Auxílio Reclusão 

Como dito anteriormente, o benefício é pago aos dependentes do segurado que se encontra na prisão. Ocorre quem, além de ser dependente, estes precisarão comprovar ser de baixa renda.

Veja os requisitos para ter direito:

  • Primeiro, é preciso ser dependente do segurado. Nesse caso existem algumas classificações:
    • O marido, esposa ou companheiro e os filhos menores de 21 anos ou inválidos;
    • Os pais;
    • Irmão menor de 21 anos ou inválido .
  • É preciso comprovar que o preso era o responsável financeira pela família;
  • É preciso comprovar que o preso e a família vivem em condição de baixa renda financeira;
  • Por último, mas não menos importante, é preciso comprovar a carência. No caso do auxílio reclusão 2020, é preciso comprovar a carência de 24 meses, ou seja, o segurado precisará ter contribuído por, no mínimo, esse período para poder ser considerado apto.

Condição para o Auxílio Reclusão 

Para se enquadrar no direito a receber o benefício, é preciso ficar atento que não são todos os tipos de prisões que dão direito ao recebimento do benefício.

✓ Dê uma olhada em mais benefícios:

Houve um período em que o pagamento acontecia para os que estavam em regime semiaberto, ocorre que hoje em dia isso não ocorre. Os únicos beneficiários do recebimento do benefício são os que se encontram unicamente em regime fechado.


Como Solicitar o Auxílio Reclusão 2020

Para requerer o benefício, é possível se dirigir a uma agência do INSS mais próxima a sua residência. Mas, caso prefira, também é possível fazer a solicitação pela internet.

✓ Confira a nova Tabela INSS 2020

Veja o passo a passo a seguir:

  • Na parte direita, busque por Agendamentos/ Requerimentos;
  • Selecione a opção “Novo Requerimento”;
  • Busque pela opção “Pensões, Auxílio-Reclusão e Salário Maternidade” e, caso você trabalhe na zorna rural, clique em “Auxílio-Reclusão” e depois em “Solicitar”;

  • Preencha todas as informações solicitada e atualize seu cadastro;
  • Selecione todos os documento exigidos e anexe;

Auxílio Reclusão

  • Conclua o procedimento e aguarde o resultado.

Valor do Auxílio Reclusão 2020

Muito se questiona sobre qual deve ser o valor pago para os dependentes de presos reclusos, mas, esse valor segue uma tabela do INSS.

O valor máximo do benefício é de R$1.319,18, esse valor é o máximo, mas pode variar de acordo com o valor da contribuição perante o INSS.

A finalidade do pagamento é fazer com que os dependentes, que nenhuma culpa possuem pelo falo do segurado estar preso, conseguirem se manter com o mínimo possível e de sem perder a dignidade.

Avalie este artigo

Avaliação média: 5
Total de Votos: 8

Auxílio Reclusão 2020: Quem Tem Direito? Como Solicitar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *