Seguro Defeso 2020: Quem Tem Direito, Como Sacar?

O Governo dará início ao Seguro Defeso 2020 neste início de ano, começando a fazer os cadastros e pagamentos de todos os pescadores das regiões sobre a norma de preservação ambiental. Todos os pescadores da localidade devem ficar atentos sobre todas as informações sobre o Seguro Defeso 2020.

Seguro Defeso 2020
Seguro Defeso 2020

Continue lendo este texto para saber mais informações sobre o Seguro Defeso!

Seguro Defeso 2020

Todos os anos o Governo Federal emite um mandado para proteção da vida marinha em vários locais o Brasil. Quando isso ocorre, os pescadores ficam impossibilitados de praticar suas atividades.

Porém, para que não sejam financeiramente prejudicados, o Governo emite o pagamento do Seguro Defeso 2020. Este benefício é pago a todos os pescadores que fizerem uma inscrição no CadÚnico.

Por meio do Seguro Defeso, os pescadores receberão pagamentos parcelados que devem cobrir todas as suas necessidades por todo o período de proteção ambiental anual.

Seguro Defeso 2020

É importante lembrar que todos aqueles que se cadastrarem, caso sejam pegos infligindo este período de defesa marinha, ficam permanentemente expulsos do benefício.


Quem tem direito ao benefício?

Sempre que o Governo delimita o tempo em que o Seguro Defeso 2020 será acometido, os pescadores locais deverão procurar o órgão responsável para poderem entrar neste benefício.

Pois este benefício funciona também como uma espécie de seguro desemprego 2020 especial. Porém, a única forma de ter acesso a este auxílio, é quando é chegada a hora da proteção da vida marinha.

Porém, infelizmente não são todos os pescadores que podem se inscrever no Seguro Defeso 2020. Regras foram criadas para definir quem poderá ou não receber as parcelas Seguro Defeso.

Para isso, veja abaixo todas as regras e se você se enquadra nelas:

  • Todo pescador interessado deverá ter a função de pescador integral, sem interrupções durante o ano, com exceção durante o período do Defeso;
  • Somente quem tiver um Registro Geral de Pesca (RGP), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), como pescador profissional artesanal por pelo menos 1 anos, poderá fazer a inscrição neste benefício;
  • É preciso ter seguridade pelo INSS como pescador profissional ou artesanal;
  • Não poderão e inscrever quem já estiver recendendo outros benefícios federais como INSS pensão por morte 2020 ou auxílio doença INSS 2020;
  • Não pode se inscrever aqueles que possuem uma segunda opção de emprego com renda fixa.

Seguro Defeso 2020

Caso você esteja dentro de todas as exigências mostradas acima. Você poderá realizar a inscrição de forma oficial assim que o período do Defeso for sancionado pela Ministério do Meio Ambiente.


Valor e como sacar o Seguro Defeso

Assim como a grande maioria dos benefícios oferecidos pelo INSS, o Seguro Defeso 2020 também toma como base o salário mínimo. Ou seja, cada uma das parcelas pagas pela Previdência Social 2020 tem o valor do salário mínimo 2020.

No ano de 2019, o valor de cada uma das parcelas pagas pelo Seguro Defeso foram de R$ 998.

E para que o beneficiário possa sacar o seu valor, será preciso ter uma conta na Caixa Econômica Federal. A partir da Caixa, o cidadão deverá ter o Cartão Cidadão 2020. Pois será por meio dele que o saque das parcelas será efetuado.


Como solicitar o Seguro Defeso 2020

Caso você seja um pescador em área demarcada para o Seguro Defeso 2020, será preciso que você faça a sua inscrição no site Meu INSS 2020 para poder receber os pagamentos do INSS.

Veja abaixo como fazer esse processo:

  • Entre no site Meu INSS clicando neste link de acesso;
  • Ao entrar, digite suas informações nos campos obrigatórios e depois clique em “Continuar sem login”;

  • Ao entrar no sistema, você deverá selecionar a opção “Seguro Defeso” e depois agendar um atendimento no próprio site;
  • Será preciso escolher um local, hora e data para ser atendido presencialmente. Após realizar esse agendamento, basta ir até o local na data e hora marcada.

Pronto, após chegar ao local de atendimento, será apenas preciso fornecer seus documentos básicos de identificação para prosseguir no cadastro do benefício do Seguro Defeso 2020.


Consulta Caixa

É possível ainda fazer uma consulta online para saber quando será feito o pagamento de cada uma das parcelas. Para realizar essa operação, o pescador inscrito no Seguro Defeso 2020, deverá acessar o site da Caixa.

Veja abaixo como realizar este procedimento de consulta online:

  • Entre no novo portal de consultas da Caixa clicando neste link de acesso;
  • Após entrar no site, você deverá fazer login no site. Se não tiver uma conta na Caixa, basta criar uma e após isso realizar o login no sistema;

Seguro Defeso 2020

  • Logo após entrar no sistema da Caixa, é preciso ir em “Consultas de benefícios” e clicar em “Seguro Defeso”.

Pronto, após seguir esses passos será possível visualizar todas as informações sobre o Seguro Defeso 2020. Dentre essas informações, estão dados como dia de pagamento, valor e até quantas parcelas ainda faltam a ser pagas.

Tudo isso poderá ser impresso e guardado como documento pelo cidadão caso deseje.  

Avalie este artigo

Avaliação média: 5
Total de Votos: 8

Seguro Defeso 2020: Quem Tem Direito, Como Sacar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *